quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Entrevista com o autor Lucinei Campos.

Nascido em 16 de outubro de 1983, Lucinei M. Campos sempre mostrou uma veia naturalmente artística. Desde então, sua vida tem sido pautada por histórias fictícias e factuais, que integradas, tem dado o tom da sua vida pessoal e profissional.



Ainda menino, criava ele mesmo as suas narrativas e personagens, em seus muitos cadernos e folhas livres, que mantém até hoje em seus arquivos pessoais. Figuras já existentes ou inventadas por ele, ganhavam destaque nos rabiscos de uma criança que, mesmo timidamente, começava a mostrar as histórias arquitetados em sua cabeça. De lá pra cá, não largou mais a sua paixão de infância, e tem se dedicado, entre outras coisas, a expressar de forma mais madura a sua imaginação e versatilidade em obras que falam sobre figuras reais, folclóricas, religiosas, místicas, galácticas, que o público poderá apreciar.
Igualmente amante de outras artes, se aventurou cantando em uma banda juvenil, onde também compunha e fazia algumas melodias. Estudou um pouco de teatro, cinema e contos de fadas, tendo surgido desse último a sua inspiração para escrever essa obra. Formou-se em História e se especializou em História da África e da Diáspora Africana no Brasil, disciplina que atualmente leciona em escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro.
“Lavínia e a Árvore dos Tempos” vem para concretizar um sonho de menino em ver uma criação sua sair do seu imaginário e se integrar ao de outras pessoas, adultos, jovens e crianças que, assim como ele, tem o espírito inquieto a procurar e a contar sempre novas e boas histórias.

Lavínia e a Árvore dos Tempos
Lavínia é uma menina de nove, quase dez anos de idade, que tem a rotina de sua jovem vida muito complicada. Sem amigos na escola, sem conversar muito com seus pais, ela se refugia apenas em sua mente e nas várias maneiras que tem para evitar as provocações sofridas no colégio pelos Valentões e Marrentinhas. A única visita que recebe é a de seu único amigo Léo, que vem a sua casa toda tarde, depois da aula. Um menino que não anda sem seus bonecos de luta e que passa o tempo todo imaginando mirabolantes batalhas entre eles.
O que Lavínia não esperava, porém, era que receberia uma fada para ficar com ela por um ano humano e que teria toda sua jovem vida transformada por esse inesperado acontecimento. Laus, a fada, era diferente de tudo aquilo que se pudesse imaginar de uma criatura mágica. Sendo uma fada homem e bem rabugenta, detestava seres humanos, e por esta mesma razão, teria de cumprir pena ali, ao seu lado, pois há muito fez mal aos homens, antes de ser capturado. O que seria um presente para a menina, era um castigo para a fada.  
Laus em nada seguia o padrão imaginado pela menina. Não bastasse ser excêntrico, para entrar no mundo humano, teve de tocar seu dedo no Regionário, livro que faz com que as criaturas mágicas se tornem típicos moradores da região tocada no mapa. Uma forma de assemelhar as criaturas dos dois mundos. Mas, por um engano, ele tocou na região norte do Brasil, bem oposta à terra da menina. Sendo assim, seu nome, sua varinha, suas roupas, se transformaram por completo. Laus passou a ser Lorivaldo, e sua varinha, uma peixeira. O que fez a criatura odiar ainda mais.
Com o passar do tempo, as diferenças entre eles vão diminuindo e eles vivem uma singular aventura. Além de uma fada homem, outros seres mágicos e do nosso folclore se inserem na história: goblins, ent, boitatás, titãs, ninfas, curupiras, elementais, náiades, faunos, Até saberem algo interessante vindo dos frutos da Árvore dos Tempos: um nome bem peculiar aos dois nasce em um dos seus vários galhos. A imponente árvore, guardada no Castelo do Poente, dá pergaminhos em seus galhos no lugar de frutos, e neles, surgem nomes de pessoas importantes para a história, sendo esta humana ou não. E isso pode ser um traço de coisas misteriosas e em comuns que há entre os dois.

Lavínia e a Magia Proibida:
Imagine se você tivesse uma fada a seu dispor para realizar seus desejos e desbravar aventuras utilizando a magia? E, com isso, conhecesse muitas outras criaturas mágicas como goblins, curupiras, ninfas, titãs, minotauros, centauros e bruxos? Foi o que aconteceu com Lavínia, uma menina de agora 10, quase 11 anos, um pouquinho diferente das meninas de sua idade.
Mas, se como Lavínia você descobrisse não ser alguém que teve a simples sorte de ganhar esse presente, e sim ser o pivô de grandes acontecimentos antigos e futuros? 
Em Lavínia e a Magia Proibida, a menina se verá em uma maravilhosa e ao mesmo tempo perigosa aventura, na qual um bruxo misterioso chega à cidade, à sua procura. Ela vai conhecer a Rua Transversa, um local escondido, onde criaturas mágicas se encontram em meio ao nosso mundo. Além de tomar um delicioso suco no RAB’S e descobrir que seres malignos desejam lhe capturar para fins sombrios desde que souberam do seu nome na Árvore dos Tempos, envolto a uma magia forte e proibida. Lavínia e seus amigos terão de lutar para que nada de mal lhes aconteça e nem aos que estão ao seu redor.


1- Qual conselho você daria a si mesmo se não se conhecesse?
Hum... Coisa complicada de se responder. Mas, no atual momento, creio que diria: “Seja mais paciente. Mais do que já é”.

2- Como seria seu dia se você acordasse criança de novo?
Jura? Eu iria brincar de pique-ajuda, pique-bola, jogaria muito vídeo game... Nossa, nem sei o que faria direito! Mas, com certeza, iria curtir muito!

3- Quais são seus pequenos prazeres? Aquilo que você faz e ninguém liga, mas que te faz muito feliz?
Eu adoro brincar com meus brinquedos. Sim, eu tenho brinquedos pequenos como dinossauros, personagens de filmes, Minions e outros. Adoro ficar com eles. Às vezes, fico imaginando-os em algum lugar que eu vou. E também, adoro criar fins próprios para os filmes que assisto. E gosto de ver filmes repetidos. Entrar em uma livraria para ver quais autores estão na frente e o que as pessoas estão procurando. Adoro!

4- 3 coisas que você faz, mas não gosta.
Não gosto de reler algo que escrevo, ao menos não recentemente.
Não gosto de cobrar as pessoas. Mas, quando necessário, eu o faço.
Não gosto de ser muito observador, pois assim, eu não sou surpreendido. Nem mesmo em parabéns! rs

5- 3 coisas que você poderia fazer, gostaria de fazer, mas não faz? Por quê?
Gostaria de escrever em tempo integral, mas não consigo devido às atividades diárias.
Gostaria de assistir a mais séries, mas a falta de tempo não permite.
Gostaria de estudar mais, ter um tempo só para isso, já que não sou disciplinado quando sozinho. Mas, a falta de tempo e de cursos oferecidos pelo governo torna tudo muito burocráticos para entrar.

6- Você prefere estar certo, ou ser feliz? Já abandonou uma discussão, mesmo sabendo que estava certo, porque estava com preguiça de continuar brigando? Como foi?
Eu me deparo quase todos os dias com pessoas que carregam a verdade, seja qual for a conversa. Eu até brinco dizendo sempre no início de alguma postagem ou conversa que é a minha “humilde opinião”, pois não carrego verdades. Eu já fiquei observando uma pessoa falando algo que, na hora, fiquei com tanta vontade de responder, mas vi que a mente dela era meio atrofiada por suas fontes, e só fiquei rindo, como se fosse uma piada. Eu vou passar por esta terra e não terei todas as respostas e muito menos as perguntas. rsrs Eu odeio discutir. Adoro conversar.

7- Você acordou dentro de um livro que você estava escrevendo. Descreva qual a primeira paisagem que vê.
Um quarto com paredes descascadas por uma tinta já sem cor, quadros de pescarias, daquelas em alto mar, e uma bica com gotas intermináveis. O calor fazendo o suor escorrer na testa e uma neve cinza caindo lá fora. As pessoas paradas em suas posições e uma grande nuvem de fogo. Este é o cenário de uma parte do livro No Fundo da Geladeira.

8- Quando você percebeu que virou adulto?
Quando era um pré-adolescente e estava voltando da padaria, um grupo de bate-bolas, no Carnaval, não correu atrás de mim. Fiquei tão triste.

9- Você sentiu seu coração vibrar nas últimas 3 semanas? Por quê?
Sim. Por uma suspeita de gravidez, pois quero uma menina. Por estes casos mal explicados de doenças. E por um convite muito legal em minha profissão de escritor. As demais palpitações é que o meu coração não anda muito bem. rs

10- Qual foi o papo mais gostoso que você já teve nos últimos 2 meses. Do que se tratava e com quem era?
Hum... Eu gosto muito de conversar, mas por incrível que pareça, sou tímido. Então, geralmente não converso muito. Mas acredito que era sobre o futuro, a vida em si e com a minha amiga desenhista Vanessa.

11- Se sua vida fosse um filme, qual filme você gostaria que fosse?
Harry Potter, Clube da Luta... Menos de zumbi. Eu tenho pesadelos quando vejo um filme assim!

12- Tem um desconhecido almoçando sozinho no mesmo restaurante que você. Se você perguntasse quem ele era, o que ele responderia?
Difícil, mas acredito que ele diria o nome dele. Geralmente as pessoas não param pra pensar no “quem é você?”

13- Qual o melhor sabor do mundo?
Caldo de cana, com uma barra de chocolate toda coberta de Nutella.

14- Qual o melhor cheiro do mundo?
Complicado. rs rs Mas eu amo aquele cheiro de quando você está beijando a pessoa amada. É um cheiro tão bom, de pele com a pele. 

15- Descreva uma característica sua que você não sabe se é sua mesmo, ou se são seus pais dentro de você. 
Eu costumo avaliar o local quando entro. Conto quantas pessoas tem, quantas cabem, as saídas e as entradas. Acho que isso é da minha mãe, já que ela fazia isso. E, outra coisa, é a de ficar no escuro. Se acordo sozinho, eu não abro janelas, e fico quietinho na escuridão. Adoro dias nublados e chuvosos. Acho que esta é do meu pai.

16- Olhe a sua volta, por que você está onde está?
Estou com 32 anos, casado, com um filho maravilhoso, uma esposa guerreira e que me incentiva de várias maneiras e pessoas lindas me falando dos meus livros. Acredito que esteja no início do meio de onde quero estar. E não poderia dizer que cheguei até aqui sozinho. Amigos que me incentivaram, estranhos que viraram amigos e me apoiaram. 

Lucinei, obrigada pela entrevista! 
Você tem mesmo alma libriana. 
Observador, cheio de sensibilidade e com uma linda habilidade de enfeitar as palavras! 
Parabéns por seu trabalho e sucesso em sua carreira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares

Recentes

recentposts

Aleatório

randomposts