quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

38 Conselhos de Ray Bradbury sobre a arte da escrita

"É preciso se embriagar da escrita para que a realidade não o destrua. Escrever oferece exatamente as receitas adequadas de verdade, vida, realidade que você é capaz de comer, beber e digerir sem sofrer de hiperventilação ou agonizar como um peixe fora da água em sua cama."



Dia desses devorei o livro "O Zen e a Arte da Escrita" de Ray Bradbury. Não foi nenhuma surpresa me deparar com frases profundas e filosóficas depois de já ter tido o prazer de conhecer sua escrita em Fahrenheit 451 e ter me apaixonado tanto, a ponto de eleger o livro como um dos meus favoritos. 
Conhecer as dicas de Ray sobre a arte da escrita foi inspirador e eu poderia vir aqui fazer uma resenha que te faria correr para as livrarias para conhecer esse livro. Mas não tenho tanto atrevimento! 
Achei melhor preservar suas palavras e selecionei os melhores conselhos para que todos possamos nos lembrar dessas sábias palavras todas as vezes que estivermos mergulhados nesse mundo mágico da escrita!
Vem!!!!

1- "Então, embora a nossa arte não possa, por mais que desejemos, livrar-nos da guerra, da privação, inveja, cobiça, velhice ou morte, pode nos revitalizar no meio disso tudo."

2- "Lembre-se do pianista que dizia que, se não praticasse todos os dias, ele saberia; se não praticasse por dois dias, seus críticos saberiam; depois de três dias, seu público saberia."

3- "Se você não escrever diariamente, os venenos se acumularão e você começará a morrer, ou a enlouquecer, ou ambos."

4- "É preciso se embriagar da escrita para que a realidade não o destrua. Escrever oferece exatamente as receitas adequadas de verdade, vida, realidade que você é capaz de comer, beber e digerir sem sofrer de hiperventilação ou agonizar como um peixe fora da água em sua cama."

5- "Trabalho na vida é exatamente essa dosagem. Para viver a vida, jogue bolas coloridas e brilhantes junto com bolas escuras, misturando uma variedade de verdades. Usamos os fatos grandiosos e belos da existência para nos contrapor aos horrores que nos afligem diretamente por meio da nossa família e dos amigos ou pela mídia."

6- "Apenas digo que, quando a morte ataca, você deve pular e agarrar o bote salva-vidas e correr para a sua máquina de escrever."

7- "Toda manhã, pulo da cama e piso num campo minado. O campo minado sou eu. Depois da explosão, passo o resto do dia juntando os pedaços. Agora é a sua vez. Pule!"

8- "Quanto tempo faz que você escreveu uma história em que seu verdadeiro amor ou verdadeiro desafeto foi parar no papel? Quando foi a última vez que ousou assumir um querido preconceito, que então pôde atingir a página como um raio? Quais são as melhores e as piores coisas da sua vida e quando você vai sussurrar ou gritar com elas?"

9- "Encontre um personagem, como você, que vai querer ou não querer algo com todo o coração. Mande-o correr. Atire-o para fora. Depois o siga o mais rápido que puder. O personagem, em seu grande amor ou ódio, vai empurrá-lo até o final da história. O entusiasmo e o prazer da necessidade dele, e existe entusiasmo e prazer tanto no ódio como no amor, vai incendiar a paisagem e elevar a temperatura da sua máquina de escrever aos quarenta graus."

10- "Mas as ideias estão por toda a parte, como maçãs caídas apodrecendo sobre a grama na falta de estranhos transeuntes com intuição para a beleza, ainda que isso seja absurdo, horrível ou sofisticado."

11- "Mas, ao longo desses anos, comecei a fazer listas de títulos, a escrever linhas de substantivos. Essas listas eram provocações que finalmente fizeram com que o melhor de mim irrompesse. Pressentia o meu caminho na direção de alguma coisa mais honesta, escondida no alçapão no topo do meu cérebro."

12- "Lembro-me de meu avô, minha irmã e vários tios e primos nos caixões e para sempre desaparecidos em covas nas quais borboletas pousavam como flores em túmulos e as flores voavam como borboletas sobre as pedras. Lembro-me do meu cachorro, perdido por dias, voltando tarde para casa numa noite de inverno com neve e lama e folhas no pelo. E as histórias começaram a queimar, explodir dessas memórias, escondidas em substantivos, perdidas em listas."

13- "Eu era fascinado por pessoas idosas. Tentava resolver seus mistérios com meus olhos e cabeça jovens, mas ficava sempre impressionado ao perceber que um dia eles tinham sido eu e que um dia eu seria eles. Absolutamente impossível! Ainda que houvesse meninos e meninas trancados em corpos velhos, uma situação espantosa, uma terrível proeza, bem diante dos meus olhos."

14- "Então é isso. Em resumo, uma série de substantivos, com alguns raros adjetivos, que descreviam um território desconhecido, um país não descoberto; parte da lista, Morte, o resto, Vida. Se eu não tivesse feito essas prescrições para Descoberta, não teria nunca me tornado o arqueólogo e antropólogo corvo que sou. Aquele corvo em busca de objetos brilhantes, carapaças estranhas e fêmures deformados numa pilha de lixo dentro da minha cabeça, onde se espalham os remanescentes de colisões com vida e também Buck Rogers, Tarzan, John Carter, Quasímodo e todas as criaturas que me fizeram viver para sempre."

15- "Vou deixá-lo agora no topo da sua própria escada, leitor, meia hora depois da meia-noite, com um bloco de papel, uma caneta e uma lista a ser feita. Conjure os substantivos, desperte o self secreto, saboreie a escuridão. A sua própria Coisa está esperando no caminho das sombras do sótão. Se você falar com delicadeza e escrever toda palavra antiga que quiser fazer pular de seus nervos para a página...
A Coisa no topo da escada em sua noite solitária... pode muito bem descer."

16- "O que é o subconsciente para qualquer pessoa, em seu aspecto criativo, torna-se, para os escritores, a Musa. "

17- "Porque é na totalidade da experiência considerada, preenchida e esquecida que cada pessoa é verdadeiramente diferente das outras no mundo. Nenhuma pessoa vê os mesmos eventos do mesmo modo em sua vida. Uma pessoa vê a morte mais cedo do que a outra, conhece o amor mais depressa do que a outra. Duas pessoas, como sabemos, vendo o mesmo acidente, fazem interpretações diferentes com base em diferentes referências cruzadas de seu próprio alfabeto alienígena. Não há apenas uma centena, mas bilhões de elementos no mundo. Cada um vai acessá-los de um modo diferente com os seus próprios espectroscópios e escalas.
Sabemos quão nova e original cada pessoa é, até a mais devagar e entediada. Se nos aproximarmos dela, puxarmos conversa, deixá-la à vontade e, enfim, dissermos: “O que você quer?” – ou, se for uma pessoa idosa, “O que você quis?” −, qualquer pessoa vai falar do seu sonho. E, quando uma pessoa fala do próprio sonho com o coração, nesse momento de verdade, ela fala poesia."

18- "Leia poesia todos os dias de sua vida. Poesia é bom porque exercita músculos que não são utilizados sempre. Poesia expande os sentidos e os mantém em forma. Ela mantém você consciente de seu nariz, olho, ouvido, língua, mão. E, acima de tudo, a poesia é uma metáfora compacta ou um sorriso. Essas metáforas, como flores de papel japonesas, podem se expandir em formas gigantes. As ideias estão em todo lugar nos livros de poesia, embora muito raramente os professores de conto as recomendem para estimular a escrita."

19- "Os contos mais improváveis podem se tornar factíveis se seu leitor, por meio dos sentidos, tiver certeza de que está envolvido nos eventos."

20- "As palavras se tornam poesia que ninguém repara porque ninguém havia pensado em chamá-las assim. O amor está lá. A história está lá. Um homem bem alimentado mantém e calmamente oferece a sua porção infinitesimal de eternidade. Parece grande numa noite de verão. E é, como sempre foi por eras, desde quando existiu um homem com algo para contar e outros, quietos e sábios, para ouvir."

21- "É uma grande época para se viver e, se preciso, morrer nela e por ela. "

22- "Aprendi a deixar os meus sentidos e o meu Passado me contarem tudo o que era, de algum modo, verdadeiro."

23- "Em outras palavras, se o menino é um poeta, esterco de cavalo só pode soar como flores para ele; o que é, naturalmente, o que esterco de cavalo sempre foi."

24- "O balão ainda vagueia e queima no céu noturno de um verão ainda insepulto.
Por que e como? Porque eu digo que é assim."

25- "A história da literatura está cheia de escritores que, correta ou incorretamente, sentiram que podiam melhorar, aperfeiçoar ou revolucionar um determinado campo. Assim, muitos de nós mergulhamos onde os anjos não deixaram nem uma marca de poeira."

26- "estética da arte é totalmente abrangente; nela há espaço para cada horror, cada prazer, se as tensões que os representam forem levadas aos seus limites mais distantes e relaxados de ação. Não estou pedindo finais felizes. Estou pedindo apenas finais adequados, baseados na avaliação correta da energia contida e da denotação oferecida."

27- "O tempo é, de fato, teatral. É cheio de loucura, selvageria, brilho, inventividade. Ele tanto anima quanto deprime. Ele diz demais ou diz muito pouco.
E uma coisa é constante em todas as situações acima mencionadas: ideias. Ideias estão em marcha."

28- "Quantidade dá experiência. Da experiência, por si só, a qualidade pode surgir. Todas as artes, grandes e pequenas, são a eliminação do desperdício de movimento em favor de uma expressão concisa."

29- "O artista deve trabalhar tanto e tão duro, que um cérebro se desenvolve e vive, por si mesmo, em seus dedos. Assim acontece com o cirurgião, cuja mão, enfim, como a mão de da Vinci, faz desenhos na carne do homem que salvam a sua vida. Assim acontece com o atleta, cujo corpo, enfim, é treinado e se torna por si mesmo uma mente."

30- "Nada fracassa, então; tudo continua. O trabalho foi feito. Se bom, você aprendeu com ele; se ruim, você aprendeu ainda mais. Trabalho feito e terminado é uma lição a ser estudada. Não há fracasso, a menos que se pare. Não trabalhar é cessar, empacar, tornar-se nervoso e, portanto, destruidor do processo criativo."

31- "O que estamos tentando fazer é encontrar um modo de libertar a verdade que está em todos nós."

32- "TRABALHO RELAXAMENTO NÃO PENSE! Antes separados, agora todos os três reunidos num processo, porque, quando se trabalha, finalmente se relaxa e se para de pensar. A verdadeira criação ocorre então, e apenas então."

33- "perguntar-se: “O que eu realmente penso do mundo, o que eu amo, temo, detesto?”,"

34- "Mas, para o coração, todas as boas histórias são um mesmo tipo de história, a história escrita por um homem particular baseada em sua verdade individual."

35- "Devo me apressar em dizer aqui que a imitação é natural e necessária para o escritor iniciante."

36- "Trabalho e imitação seguem juntos no processo de aprendizagem. "

37- "Lembre-se: o enredo nada mais é do que as pegadas deixadas na neve depois que os seus personagens tiverem passado correndo por ali, a caminho de destinos inacreditáveis. O enredo surge depois do fato, não antes. Ele não pode anteceder a ação. Ele é um mapa que permanece quando uma ação aconteceu. Isso é tudo o que o enredo deveria ser. É um desejo humano deixar correr, correr e alcançar um objetivo. Isso não pode ser mecânico, é apenas dinâmico.
Então, fique de lado, esqueça os alvos, deixe que os seus personagens, os seus dedos, corpo, sangue e coração façam."

38- "recomendo o texto de Aldous Huxley “A educação de um anfíbio”, que está no livro Tomorrow & tomorrow & tomorrow."

Um comentário:

  1. Super bom artigo! A sua obra que eu mais amo e Fahrenheit 451. Eu amo o livro e acho que poderia ler uma e outra vez. Você gosta de Ray Bradbury? Porque eu em uma resenha Fahrenheit 451 vi que um filme desse livro que eu amo vai ser estreia na HBO. Parece que vai ser bom! Adorei ver o trailer de Fahrenheit 451, porque parece que tem toda a essência do livro mais uma produção audiovisual incrível. Espero que seja umas das melhores adaptações para ver, a historia é interessante e parece levar um bom ritmo no trailer.

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Recentes

recentposts

Aleatório

randomposts